Explorando a Diversidade Cultural e a Educação Ambiental em Tamarana

Nossa recente visita à Mostra Pedagógica na Escola Rural Municipal Enes Barbosa, situada no Assentamento Água da Prata, em Tamarana/PR, nos proporcionou uma visão inspiradora das iniciativas educacionais e ambientais desenvolvidas com os estudantes e a comunidade local.

Painel “Preservação Ambiental” participante do Programa Klabin Caiubi. Na imagem, os estudantes da Escola Rural Municipal Enes Barbosa acompanhados de Gustavo Góes, da prefeita de Tamarana Luzia Harue Suzukawa, e do professor Caio. Foto: Thayla de Camargo Barbosa.
Painel “Preservação Ambiental” participante do Programa Klabin Caiubi. Na imagem, os estudantes da Escola Rural Municipal Enes Barbosa acompanhados de Gustavo Góes, da prefeita de Tamarana Luzia Harue Suzukawa, e do professor Caio. Foto: Thayla de Camargo Barbosa.

Conectando Cultura e Ambiente

O tema da mostra, “Diversidade Cultural,” foi habilmente incorporado às atividades dos estudantes. Um dos destaques foi um projeto que permitiu aos estudantes expressar sua criatividade usando tintas naturais, como açafrão, urucum, folhas verdes e terra. Essa abordagem não apenas permitiu que eles explorassem sua cultura local, mas também ressaltou a importância da conexão entre a comunidade e o meio ambiente.

Apresentação de pinturas feitas com tintas de elementos naturais como açafrão, urucum, folhas verdes e terra. Foto: Gustavo Góes.

Pingo D’Água, Klabin Caiubi e a Educação Ambiental

Nossa visita à Mostra se deu para acompanhar atividades que fazem parte do Programa de Educação Ambiental Klabin Caiubi. Em 2023, o COPATI, por meio do Pingo D’Água, está atuando em parceria com o Programa Klabin Caiubi em 11 municípios, e Tamarana é um deles.

Em abril, os educadores de Tamarana estiveram presentes no Parque Ecológico Klabin, onde participaram de um evento de formação com o tema “Proteger as Florestas é Conservar a Água”. A capacitação de educadores é uma estratégia utilizada há muitos anos pelo Programa Klabin Caiubi e o Pingo D’Água, sendo um passo importante para a melhoria contínua das habilidades e competências em educação ambiental.

Na mostra, pudemos conferir o trabalho do professor Caio com os estudantes do terceiro ano. Eles apresentaram o painel intitulado “Preservação Ambiental”, com fotografias do Rio Apucarana Grande – um dos grandes afluentes do Rio Tibagi – e suas margens, tiradas pelos estudantes durante uma visita de campo. Os estudantes explicaram como a floresta desempenha um papel crucial na qualidade e quantidade de água dos rios.

Ver de perto a atuação dos professores, proporcionando uma educação de qualidade, que valoriza a cultura local e a consciência ambiental foi gratificante. Além disso, pudemos dialogar sobre como podemos potencializar as parcerias em busca de uma comunidade de vida mais saudável na Bacia do Rio Tibagi.

Acompanhe nossas redes para mais atualizações sobre as atividades do COPATI. A educação é a chave para um futuro melhor, e é um privilégio fazer parte desses momentos inspiradores.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *