A Educação Ambiental como principal estratégia
O COPATI reconhece a Educação Ambiental como o principal meio para garantir a conservação da natureza e a sobrevivência da humanidade em nosso planeta. Em 2001, lançamos o Programa de Educação Ambiental Pingo D’Água com o propósito de sensibilizar a população sobre a relevância do uso sustentável e da proteção da bacia do Rio Tibagi. Desde então, o programa expandiu suas atividades e passou por aprimoramentos contínuos sob a gestão do COPATI, com o apoio ativo de prefeituras, secretarias de educação e empresas parceiras.
Ao longo dos seus 22 anos, o programa já beneficiou 300 mil estudantes em 36 municípios da Bacia do Rio Tibagi. O Pingo D’Água é direcionado a professores e estudantes do ensino fundamental em escolas públicas, proporcionando capacitação na área ambiental e fornecendo materiais didáticos específicos. Promovemos o conceito “pensar globalmente, agir localmente”, incentivando a observação de aspectos ambientais no cotidiano, como árvores, uso de recursos e resíduos, e compreensão de seus impactos na bacia hidrográfica local.
PRÊMIOS E CONQUISTAS
[2008] TROFÉU ANA – O Pingo D’Água recebeu o troféu ANA 2008, da Agência Nacional das Águas. O prêmio é conhecido como o “Oscar da Água”, por ser a mais prestigiosa premiação ambiental brasileira. A iniciativa do COPATI concorreu com outros 272 projetos de todos os estados brasileiros.
[2010] PRÊMIO DO MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE – O Pingo D`Água foi reconhecido como a melhor ação de Educação Ambiental do Brasil. A premiação foi conferida pelo Ministério do Meio Ambiente, através da Secretaria Nacional de Recursos Hídricos. A iniciativa do COPATI competiu com a de grandes organizações governamentais e ONGs de atuação global.
[2003 e 2019] PRÊMIO EXPRESSÃO DE ECOLOGIA – O Pingo D’Água foi agraciado no 11º e no 26º Prêmio Expressão de Ecologia, na categoria de Educação Ambiental. Essa é a maior premiação ambiental do Sul do país e tem a maior longevidade.