TRABALHOS
Pesquisas
Pesquisa realizada em parceria com a UEL e a KLABIN, detectou que a fauna e a flora da Bacia do Tibagi são das mais exuberantes da América Latina. A pesquisa que durou 10 anos apontou também a existência de 7 subecossistemas ambientais, congregando 114 espécies de peixes, 700 espécies de aves, 57 espécies de mamíferos e 600 espécies de árvores.

1.2OO Eventos Ambientais
Com o intuito de incentivar a preocupação com a degradação do Meio Ambiente, o COPATI realizou mais de 1.200 eventos ambientais por meio de palestras, cursos e seminários, para os mais diversos públicos (agricultores, empresários, prefeitos, alunos, educadores e lideranças comunitárias). Contando com instrutores nacionais e internacionais, esses eventos levaram a mensagem da preservação ambiental para mais de 580 mil pessoas dos mais variados segmentos.
Mata Ciliar
A recuperação da Mata Ciliar do Rio Tibagi é uma das prioridades do COPATI.
Em todos os projetos e ações desenvolvidos pelo COPATI, é incentivado o plantio de árvores com espécies nativas da Bacia doadas pelo IAP. Uma das ações mais importantes já produzidas foi o reflorestamento de mais de 1 milhão de mudas, trabalho desenvolvido em parceria com a UEL, no qual as mudas eram produzidas pela própria Universidade em viveiros específicos para o Tibagi.


Repovoamento de Peixes
Outra importante ação desenvolvida pelo COPATI foi o repovoamento do Rio com cerca de 300 mil alevinos e peixes juvenis característicos do Rio Tibagi. A soltura desses animais foi imprescindível para garantir a continuidade da existência de espécies características da Bacia que corriam riscos de extinção.
De acordo com relatos de pescadores e de pesquisas de campo, espécies antes desaparecidas voltaram a povoar em grande quantidade o Rio Tibagi.
Fiscalização
Quando surgiu o COPATI em 1989, os municípios e os órgãos de fiscalização não possuíam a estrutura necessária para a fiscalização da caça e da pesca predatória.
Neste contexto, o COPATI disponibilizou barcos e equipamentos para a realização desse importante trabalho que contribuiu para preservação da fauna do Tibagi.


Dê um Click no Rio Tibagi
O Projeto DÊ UM CLICK NO TIBAGI premiou as melhores fotos do Rio Tibagi.
O Projeto foi desenvolvido com o objetivo de incentivar o público a conhecer as riquezas e belezas naturais dessa região e despertar nos participantes o sentimento preservacionista.
Tibatur
O Projeto TIBATUR foi elaborado com o intuito de mostrar as belezas naturais do Rio Tibagi.
Os passeios estimulam a reflexão dos participantes para a necessidade de preservar o meio ambiente.


Momento Ecológico
O Momento Ecológico é outro trabalho de informação e conscientização de grande importância, pois alcança grande número de pessoas que, na sua maioria, não tem acesso a informações básicas sobre a importância da preservação ambiental.
Realizado por meio das rádios em spots de 30 segundos com conteúdo que ensina que ações simples, como uso racional da água, reciclagem do lixo e economia de energia elétrica, ajudam a preservar o meio ambiente.
Concurso de Redação
O COPATI reuniu também aproximadamente 18 mil alunos de 8as séries da rede estadual num concurso de redação sobre Degradação Ambiental.
A atividade envolveu 240 escolas e 340 professores dos núcleos de Educação de Londrina, Ponta Grossa e Cornélio Procópio.


Jardineira Ecológica
Com o Projeto “Jardineira Ecológica”, o COPATI disponibilizou um ônibus que já percorreu 34 municípios da Bacia levando a mensagem ecológica a 90 mil estudantes de Ensino Fundamental e Ensino Médio.
Foram quase 500 palestras com o objetivo de divulgar os problemas ambientais da nossa Bacia, além de incentivar cada aluno e professor a fazer a sua parte em prol do ambiente.
Reciclagem de lixo
Em todos os eventos e projetos do COPATI é incentivada a prática da reciclagem de lixo. Um dos programas de maior sucesso foi realizado em parceria com o Governo Estadual, implantando a reciclagem de lixo em 102 escolas de 25 municípios da Bacia e promovendo a vivência ambiental de milhares de crianças com atividades de reaproveitamento do lixo.

Capacitação de Professores
O COPATI sempre defendeu a educação ambiental como ação prioritária na preservação da natureza. Nesse contexto, os professores são os nossos grandes aliados e importantes multiplicadores para levar a mensagem da preservação às futuras gerações.
Por meio de várias ações, o COPATI capacitou aproximadamente 12 mil educadores de todas as etapas do conhecimento com palestras e cursos preparatórios.
Gestão Ambiental nas Empresas
Um dos trabalhos mais importantes já realizados pelo COPATI foi o de estimular as empresas da Bacia a ter uma política de gestão ambientalmente correta, principalmente no que se relaciona à destinação dos resíduos industriais.
Nesse sentido foram realizadas inúmeras atividades, como: capacitação de colaboradores, auxílio em projetos de reaproveitamento de recursos hídricos, incentivo à reciclagem e utilização de materiais biodegradáveis e à realização de vários eventos sobre o tema.


Resíduos Sólidos
O COPATI promoveu vários encontros e ciclos de palestras sobre resíduos sólidos urbanos.
Em um desses eventos, Jorge Callado, Coordenador de Resíduos Sólidos da Secretaria Estadual de Meio Ambiente compartilhou com Secretários de Meio Ambiente de toda a região experiências bem sucedidas na área.
Blitz Ecológica
O COPATI participou também do Programa Blitz Ecológica junto com a Polícia Rodoviária, Econorte e Rodonorte, no qual foram distribuídos 50.000 panfletos conscientizando os motoristas e passageiros da importância de darmos a destinação correta ao lixo que produzimos.


Jogue Limpo com o Rio Tibagi
Por meio da realização de Projetos, como o “Jogue Limpo com o Rio Tibagi”, o COPATI faz o trabalho de limpeza do Rio. Com o slogan “EU ESTOU TIBAGINDO.
E VOCÊ?”, o Projeto contou com participação de voluntários e já recolheu aproximadamente 10 toneladas de lixo do leito do Rio.
Curso de Gestão Ambiental Municipal
O COPATI em parceria com o Ministério do Meio Ambiente e recursos Hídricos promoveu a formação e qualificação de profissionais ligados às prefeituras municipais quanto à compreensão e implementação de conceitos de gestão integrada dos recursos naturais, capacitando cada agente a elaborar um planejamento ambiental de acordo com a realidade ambiental local.


Curso de Prevenção de Risco
COPATI trouxe a Londrina o Ph.D. Robert Pojasek, da Harvard University para ministrar curso sobre saúde, segurança e meio ambiente. O evento foi destinado a executivos empresariais, gerentes ambientais, profissionais de Engenharia e Segurança do Trabalho, gerentes industriais, consultores, auditores e especialistas em Sistemas de Gestão Ambiental, técnicos de agências governamentais, professores e estudantes.
Robert é consultor de empresas nos Estados Unidos, Canadá e Europa, professor da Universidade de Harvard e de várias outras universidades americanas e autor do Guia Americano de Prevenção à Poluição 2001.
Curso de Gestão Ambiental para Empresas
O COPATI em parceria com a UNILIVRE realizou o curso de gestão ambiental empresarial destinado a gestores ambientais com objetivo de orientar esses profissionais na elaboração do planejamento, na execução, acompanhamento e avaliação das ações ambientais que agreguem valores positivos à realidade da empresa e busquem soluções aos impactos gerados pela atividade exercida.


Leis e Decretos
O COPATI foi a única instituição do interior do Paraná a fazer parte do Comitê Gestor Estadual, responsável por criar o Sistema Estadual de Recursos Hídricos, constituindo todas as leis e os decretos que compõem o sistema.
Essa participação no Comitê foi imprescindível para o Consórcio defender os interesses da bacia do Tibagi e dos seus associados.