Atividades realizadas em 2022 e 2023

Educação Ambiental

O Programa Pingo D’Água continua seu curso de cuidado ao Rio Tibagi. Após dificuldades impostas pela pandemia, o programa conseguiu retomar as atividades presenciais em 2022, e em parceria com o Programa Klabin Caiubi, nossa atuação foi pra além da bacia do Rio Tibagi.
Atuamos com comunidades escolares dos municípios de Tamarana, Reserva, Curiúva, Imbaú, Ventania, Sapopema, Ortigueira e Telêmaco Borba; além dos municípios de Paranaguá, no litoral do estado e de Jundiaí e Angatuba, no estado de São Paulo. Também participamos em conjunto com a iniciativa Bacia Escola, também da Klabin S.A, com atividades do Pingo D’Água no município de Jaguariaíva, no norte pioneiro.
Com essas parcerias, mais de 7.000 estudantes e 400 professores foram beneficiados com as ações do Programa Pingo D’Água em 2022.

OFÉU ANA – O Pingo D’Água recebeu o troféu ANA 2008, da Agência Nacional das Águas. O prêmio é conhecido como o “Oscar da Água”, por ser a mais prestigiosa premiação ambiental brasileira. A iniciativa do COPATI concorreu com outros 272 projetos de todos os estados brasileiros.

2010 PRÊMIO DO MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE – O Pingo D`Água foi reconhecido como a melhor ação de Educação Ambiental do Brasil. A premiação foi conferida pelo Ministério do Meio Ambiente, através da Secretaria Nacional de Recursos Hídricos. A iniciativa do COPATI competiu com a de grandes organizações governamentais e ONGs de atuação global.

2003 e 2019 PRÊMIO EXPRESSÃO DE ECOLOGIA – O Pingo D’Água foi agraciado no 11º e no 26º Prêmio Expressão de Ecologia, na categoria de Educação Ambiental. Essa é a maior premiação ambiental do Sul do país e tem a maior longevidade.

O Pingo D’Água é direcionado a professores e alunos do quartos e quintos anos do ensino fundamental de escolas públicas, por meio da capacitação dos professores na temática ambiental e fornecimento de material didático específico.

Em 2023, lançamos novas edições dos materiais didáticos do Pingo, o Manual do Professor (Figura 4) e a Cartilha do Aluno. As publicações tiveram revisão técnica e atualização das suas referências e imagens, além da inserção de novas atividades práticas e de recursos que vão facilitar a interatividade e a busca de conhecimentos complementares. Além disso, o programa ampliou ainda mais sua atuação e, além dos municípios que participaram no ano passado por meio da parceria com o programa KLABIN CAIUBI, estamos atuando em Cornélio Procópio/PR, com o apoio da CIA IGUAÇU e em Assaí/PR, com o apoio da CIA CACIQUE.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *